5.9.10

Conversando Fotografia recebe Jorge Henrique Oliveira

Brasil e Holanda - Copa do Mundo 2010 - Perdemos o jogo, mas ganhamos a conversa! Foto: Jorge Henrique
Depois da experiência super bacana da primeira edição do Conversando Fotografia, nós voltamos com a segunda leva de debates trazendo o fotojornalista Jorge Henrique Oliveira. O encontro será mais uma vez no Auditório Marcelo Hora de Araújo – Espaço EMES - no próximo dia 9 de setembro, às 19h, quando nosso convidado falará sobre a recente cobertura da Copa do Mundo 2010, na África do Sul, e os seus dez anos de trajetória na fotografia.

Jorge Henrique trabalha como repórter fotográfico do Jornal da Cidade e desenvolve atividades também na assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju. Trabalhou ainda na Secretaria de Comunicação do Estado de Sergipe. É conhecido na imprensa sergipana por ter um olhar atento ao cotidiano do estado e elaborar crônicas visuais com a mesma paciência de quando iniciou na carreira fotográfica, há cerca de dez anos.

O fotógrafo se aproximou do cotidiano dos jornais aos 18 anos, quando montava os títulos na tipografia do Jornal da Cidade. Nesta rotina, ele se aproximou de profissionais como Sidney Leite e Fernando Silva, que era funcionário da Gazeta de Sergipe, e acompanhando o trabalho deles foi incentivado a ingressar na carreira. Depois de enfrentar alguns contratempos, a exemplo da dificuldade de conseguir um registro profissional para atuar como fotógrafo, Jorge Henrique abraçou na fotografia a área que mais aprecia: fotojornalismo.

Esta paixão rendeu um banco de imagens com quase trezentas mil fotos, cinco exposições fotográficas individuais, quatro coletivas, doze prêmios de reportagem, entre eles o Petrobras, o Banco do Brasil e o da Associação Sergipana de Imprensa. Há pouco menos de um mês o fotógrafo inaugurou sua mais recente exposição Flagrantes de uma Nação no hall da Faculdade Amadeus (FAMA) e pretende fazer uma itinerância em outros espaços culturais de Sergipe. Este ano ele também pretende lançar um livro com uma retrospectiva de sua carreira. 

Mais informações sobre ele: www.jhpress.fot.br e http://twitter.com/jhpress

Conversando Fotografia

O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado por nós do Trotamundos Coletivo. O nosso objetivo é agregar profissionais, amadores e interessados em discutir caminhos para o desenvolvimento da fotografia em Sergipe. Nesta primeira fase, o projeto vai trazer fotógrafos sergipanos que atuem em áreas diversas, como fotojornalismo, publicidade, documentarismo, editorial, assessoria fotográfica, eventos, fotografia experimental, entre outros, para conversar sobre suas trajetórias e o trabalho que desenvolvem. 

O segundo passo é interagir com convidados nacionais e fomentar a discussão sobre os potenciais e as necessidades do setor como um incentivo para a criação de uma Rede Sergipana de Fotografia. A idéia é que, a partir da criação da rede, os fotógrafos possam articular projetos diversos em âmbito local e contribuir com o diálogo da Rede Nacional de Fotografia, fundada este ano. É também um intuito das discussões do projeto Conversando Fotografia desenvolver parcerias com profissionais e redes de outras áreas artísticas, a exemplo do setor de audiovisual e do Fórum Música Sergipe. 

Serviço:
Conversando Fotografia – Edição 2 - Jorge Henrique
Data: 9 de setembro 2010      Horário: 19h
Endereço: Auditório Marcelo Hora de Araújo – Espaço EMES - Avenida Tancredo Neves, 225 – Aracaju – Sergipe. A entrada é gratuita e o espaço tem estrutura de estacionamento interno.

Para ampliar a conversa e dar sugestões, acessem: