12.11.09

MEMÓRIAS

Registro... Lapso de tempo luminoso e iluminado. Farol invasivo que desvenda um ângulo e esconde outro. Intermitente sinalização a romper fronteiras, umas vezes difusas outras explícitas, sempre identificadas com distintos e complexos universos existenciais de sujeitos e coletivos.
Fotografia, perpetuação do furtivo e cotidiano olhar, memórias captadas pela retina desavisada que anuncia, denuncia, revela. Não esquecendo o plano dos desejos, ousamos mencionar o território simbólico enquanto consciência representativa do inconsciente, marca do diferente que aproxima e afasta, excita e transgride. Eterna transversal de significados atribuídos, responsáveis pelas disputas, conflitos e construção de valores.
Para alem de um fato discursivo a diversidade cultural busca não só o olhar crítico, mas a ação inventiva e transformadora capaz de dar conta das dinâmicas culturais de díspares contextos históricos e sociais, encarada como uma construção deliberada e resultante de trocas entre indivíduos e grupos humanos. É nessa revel(ação) cotidiana porem inédita, que focamos as lentes do ser presente nas tantas cidades contidas na cidade, instigando o subjetivo ao realçar nas semelhanças sua imensa singularidade. São olhares dessemelhantes sobre o lugar comum, que de tão comum invisibiliza o mais que visível e nesse registro surpreende com o novo e inesperado ver.
Essa é a história de um Trotamundos Coletivo: memórias de um lapso de tempo luminoso e iluminado, registro do diverso, retrato da ação.

Carmem Lélis
Gerente de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
Secretaria de Cultura da Cidade do Recife - Prefeitura

0 comentários:

Postar um comentário